sábado, 26 de julho de 2008

sem cruz não existe discípulo

Lucas 14:27
Introdução.
Neste texto, Jesus era seguido por uma grande multidão. Ao falar aos circunstantes, o senhor lhe ensinou, de maneira muito clara, incisiva e ate um tanto dura sobre a atitude que deve tomar quem deseja ser seu seguidor.
Tema.
Sem cruz não existe discípulo.
I. A Cruz para o crente é vida.
1.1 É necessário levar a cruz não como condenado, mas como liberto, redimido, salvo, um paradoxo, parece que é o contrario, mas para o crente a cruz vida.
II. A Cruz da vida cristã é símbolo de libertação.
2.1 Jesus disse quem não toma a sua cruz, e não segue á, pois mim não é digno de mim (MT. 10:37), ainda afirmou: se alguém quiser vir após mim, renuncie – se a si mesmo, tome sobre si sua cruz, e siga-me (MT. 16:24).
III. Negar a si mesmo.
3.1 anular os outros é fácil, Mas negar a si mesmo é difícil.
3.2 por isso muitas pessoas não querem saber do evangelho, preferem continuar na vida miserável angustiante do pecado.
IV. A Cruz não é fácil de carregar, mas vale apena.
4.1 Muitas vezes para o discípulo a cruz de cristo torna- se sinal de sofrimento físico, emocional e ate espiritual. Assim como JESUS sofreu e levou a cruz sem merecer, seus discípulos, às vezes passam por momentos dolorosos, sofrem calunia, mentiras e ate castigos físicos, e muitos chegam ate a morte em países hostis ao cristianismo. Mas em tudo isso este que abandonam a cruz é mais que vencedor.
V. Crentes que querem ser discípulos sem cruz.
5.1 muitos crentes, não querem nem falar em cruz; só querem saber de benção, só pensam em vida boa, prazeres, dinheiro, fama e desfrutar do que há de melhor mundo, e nada de renuncia ou cruz.
Conclusão:Cada crente tem de DEUS um caminho para seguir, e o mandamento e que durante este trajeto o crente esteja carregando a Sua cruz, pois sem cruz não existe discípulo de JESUS, não existe coroa, galardão ou glória.

Nenhum comentário: