segunda-feira, 11 de agosto de 2008

missões

O MOBILIZADOR DE MISSÕES
1. O Mobilizador de Missões é alguém que Deus chamou para uma tarefa muito especial, que é ajudar a igreja a desenvolver sua consciência missionária, despertando-a para a evangelização do mundo. Assim, sendo, esperamos que cada Mobilizador de Missões tenha visão de que missões é ministério. Não é um cargo na estrutura organizacional da igreja, eleito pelos irmãos, e sim, uma vocação que precisa ser exercido com maturidade espiritual, responsabilidade e visão de cumprir o mandamento de ir e fazer discípulos.
2. O Depam promove o Programa de Mobilizadores de Missões visando criar de divulgadores de missões em todos os ministérios, mantendo acesa a chama missionária no coração dos crentes da nossa igreja.
3. A nossa igreja é imensa, agora com um templo de 6 mil lugares, temos mais de 3 mil membros, somando isso a fatores sócio-culturais nos traz grandes desafios.
4. Entendemos que o trabalho de missões é definido biblicamente como de responsabilidade de toda igreja (Atos 1:8). O crescimento desse trabalho trouxe à nossa igreja a necessidade de criar estruturas que o coordenem e viabilizem. Assim, o Departamento de Missões existe para apoiar o trabalho de toda a igreja e o Promotor é este que facilitará o cumprimento desta tarefa.
5. POR QUÊ SE NECESSITA DO PROMOTOR?
Devido a perda progressiva da visão missionária da nossa igreja através dos anos; a liderança entendeu que precisa de um programa missionário.
A liderança viu a necessidade de se implementar um programa que visa mobilizar a igreja durante o ano todo, mudando a postura da igreja nesta área, que tinha como programa de mobilização, principalmente a conferência será a celebração e o fechamento de um processo que percorreu toco ano.
Não só pelas dificuldades, mas também pelas bençãos, temos que fazer com que mais pessoas participem da obra missionária, pois entendemos que participar do projeto de Deus é a maior benção que uma pessoa possa receber, e também temos que avançar, pois existem projetos que necessita da participação de cada crente de nossa igreja. Por isso foi criado o Promotor de Missões.
6. QUAL O OBJETIVO DO PROMOTOR?
Por este motivo a liderança viu a necessidade de se criar uma equipe que vai auxiliar a mesma nesta importante tarefa, dado a importância, o Promotor passa ser a peça principal para o sucesso desta empreitada, e assim levar a nossa igreja a cumprir sua parte na Grande Comissão.
Diante dos desafios apresentados, a figura do Promotor de Missões ganha uma importância muito grande. É ele o elo que liga a igreja com o missionário, os sustentadores e o campo (os enviadores, intercessores e sustentadores financeiros).
7.COMO O PROMOTOR IRÁ INFORMAR E FORMAR?
INFORMANDO: Tornando disponível para todos (membros dos ministérios e departamento), o máximo de informação sobre os campos missionários, nossos missionários e projetos a curto e médio prazo, e fará isto através de cultos missionários, momentos missionários, festas missionárias e etc... Tendo sempre um facilitador na promoção missionária dentro dos departamentos.
O Promotor deverá ser criativo e contar com a criatividade de Deus que é inesgotável para cumprir seu ministério de enviar.
FORMANDO: Sendo um fazedor de discípulo, sendo um multiplicador, despertando e capacitando para que o ministério e departamento consiga desenvolver a habilidade de promover dentro dele o ministério de enviar, e assim despertar a consciência missionária.
A igreja que possui uma consciência missionária é aquela que tem um estilo de vida missionário como parte de sua cultura organizacional, e está consciente desta forma de viver missionária e estende este estilo de vida a todos os seus membros, e o Promotor (junto ao Depam) conseguirá formar e fortalecer a consciência através de:
Cursos e Seminários;
Intercessão Missionária;
Práticas de Evangelismo;
Práticas de Discipulado;
Impactos Evangelísticos (motivando que os membros do ministério ou departamento participe);
Viagem Missionárias e Projetos de Férias (motivando que os membros do ministério ou departamento participe).
O Promotor deve se tornar um facilitador e mobilizador para que a igreja esteja consciente da sua vocação e chamado, como um corpo no cumprimento da Grande comissão.
A tarefa de conscientizar toda a nossa igreja é muito grande, por isso focalizaremos nossas ações nos departamentos e ministérios. Deste modo teremos mais facilidade para diagnosticar, planejar e avaliar a nossa atividade.

O QUE O DEPAM ESPERA DO MOBILIZADOR
Considerando o tamanho da obra a ser feita e sua importância, o Depam espera que seu Mobilizador
1. Tenha interesse em conhecer o trabalho missionário no Brasil e no mundo.
Além de informar-se sobre o que acontece nos campos missionários, é fundamental que o Mobilizador se interesse em conhecer novos projetos, sua forma de atuação, sua visão e sua missão. Toda e qualquer dúvida que surja sobre o trabalho missionário deve ser dirigida ao Depam, que terá satisfação em atender e esclarecer.

2. Tenha total comprometimento em realizar a tarefa de Mobilizador.
Conhecendo o que ocorre no campo missionário você manterá o teu coração inflamado pela obra.

3. Seja um profundo conhecedor de sua área de atuação.
O Mobilizador precisa ter o máximo de informações sobre a área em que atua. Número de membros do ministério ou departamento, profissionais que participam no ministério, o nível de instrução, entre outras. Quanto mais informações o Mobilizador tiver, melhor ele poderá estruturar seu trabalho. Isso servirá ainda para que juntamente com o departamento seja definido o alvo e os desafios para a mesmo na divulgação de missões.
É importante lembrar que a iniciativa de definir um alvo deve partir do departamento ou ministério. Mobilizador deve colaborar e estar disponível, respeitando a sugestão do departamento ou ministério e desafiando-a a crescer sempre em sua contribuição para a obra de missões.
Esse é o nosso objetivo principal, e a sua tarefa como Mobilizador de Missões. Assim, o Mobilizador deverá estabelecer um relacionamento com o líder, a fim de que ele mobilize o departamento ou ministério. Como representante do Depam o Mobilizador será sempre um facilitador.
O nível de interesse e mobilização para a obra missionária pode ser diferente de departamento para departamento. É fundamental que o trabalho seja de conscientização e sensibilização em amor. É importante orar com o líder e apresentar-lhe desafios, informando-o sobre a obra que a igreja está fazendo nos campos de missões mundiais e nacionais e sobre o que ainda temos por fazer. Peça-lhe permissão para ajudá-lo na tarefa de despertar o departamento ou ministério para missões.
4. Mantenha constante contato com o líder.
A Presença de um missionário visitando o departamento é sempre algo inspirador e gratificante. Quando isso acontecer, o Mobilizador participará divulgando a presença dele.

Nenhum comentário: